Fotos de Patrícia Amato

Todos nós passamos por fases mais difíceis na vida. E é absolutamente normal que num momento mais tenso ou mais triste, fiquemos diferentes. Algumas pessoas se fecham, outras ficam deprimidas, outras ainda ficam mais agressivas. Uma série de comportamentos reativos aparecem quando um relacionamento termina, quando perdemos ou estamos na iminência de perder o emprego, quando nós ou alguém que amamos está doente seriamente ou  quando perdemos alguém querido.

As causas acima felizmente tendem a passar e tudo voltar ao normal.

Também nos aborrecemos com as pequenas coisas que são regulares na nossa vida e isto é mais complicado de passar, pois é crônico. Por exemplo, o trânsito de todos os dias, a falta de segurança, um casamento mais ou menos, um trabalho mais ou menos, as contas que não fecham.

Quanto mais reclamamos de uma situação, parece que mais intenso fica o problema. É como sentir a dor mais de uma vez e de novo e de novo.  A boa notícia é que esta máxima vale também para as boas coisas, então podemos claramente decidir melhorar nosso ânimo dando um ZOOM nas coisas que nos façam bem.

Coloque bastante atenção no momento mais prazeroso do seu dia. E se você não sabe qual é, crie este momento. Pode ser no banho ao esfregar o sabonete cheiroso – amplie esta sensação, sinta voluntariamente o perfume que sai quando a água bate na barra ou no sabonete liquido. Pode ser escutando uma música entre as 400 que você ouve todo dia. Coloque propositalmente a atenção numa que você gosta mais e saiba ou queira saber a letra, mesmo que em outra língua. Se tem que cozinhar e sejamos francos, cozinhar todos os dias por obrigação não é divertido, mas se tem que fazer…. no momento em que o cheirinho da cebola e do alho exalarem seu esplendor, aproveite. Sinta o cheiro do conforto de fazer sua comidinha e delicie-se por aquele segundos.

Ah, mas as contrariedades são tantas, você pode pensar. É verdade sim, ninguém esta dizendo que não e nem estou sugerindo brincar de Polyanna. Apenas estou colocando um pensamento para refletir. Se a vida é feita de momentos, quanto mais bons momentos deliberadamente criarmos, mais felizes nos sentiremos e mais facilmente amenizaremos as adversidades. É assim para todo mundo.

Agora vou parar de escrever, coisa que adoro, pois tem uma pia de louça gigantesca me esperando. Não gosto de lavar louça, não. Mas vou lavar e neste instante escolho pensar que minha pia ficará linda e limpinha. E como está calor , até que vai ser bom mexer um pouco com a água fria.

Beleza e Arrumação fazem do meu lar algo mais gostoso para viver. E o Belo tem tudo a ver com Arte. Bora lavar a louça! Hehe!

Boas Artes!

Patrícia Amato.

(Abaixo uma seleção de zooms bonitos que selecionei para você treinar seu ponto de vista – todas as fotos by Patrícia Amato)

 

Anúncios