Rafael Duarte é um Artista que tem “artenavida”. Vem de uma família de artistas. Ele costuma dizer que suas primeiras memorias são de ” brincadeira produtiva com as aquarelas, lápis de cor”.

Natural do Ceará, realizou diversas exposições em seu estado e também teve aprovações em conselhos curatoriais internacionais em Nova York e Paris.

Como ele mora no Ceará, conversei com ele por email e pelo messenger. Aqui está um resumo desta rica conversa.

ANV: O que  levou você a pintar seu estilo atual?
RD :Costumo dizer que meus trabalhos de hoje são resultado de 26 anos de produção…Logo o que vem sendo produzido por mim hoje vem de uma experiência vivida nas diversas temáticas, técnicas, formas, inquietações, motivos, referências…
O curioso disso é que hoje em dia estou com uma produção da abstração geométrica… Coisa que eu fazia quando era criança e, depois de ter passado por inúmeras técnicas, voltei a fazer e sinto-me na minha linha de trabalho mais prazerosa.

ANV: Quais técnicas você utiliza?
RD: As técnicas que utilizo bastante são acrílica, oleo, aquarela, pastel/oleoso, nankin, colagem sobre tela ou papel.

ANV: Sua Obra preferida?
RD: Minha obra preferida É “Faces de Dalí”,  que produzi neste ano de 2016 para a exposição “Deambular” na Galeria Vicente Leite. É uma mista sobre tela no tamanho de 1m x  80 cm.

unnamed-2

ANV: Suas principais inspirações e referências?

RD: Minha principal inspiração é a vontade que tenho pela perfeição e o anseio por opinar. Sinto que minha voz é mais audível através das formas e cores. Minhas referencias mais fortes são aqueles que considero meus mestres como: Estrigas, Vavá Azin, Vando Figueiredo, Mauro Martins, Evandro Schiavone, Paulo Duarte, Raimundo Duarte, Eduardo Duarte, Josenice Duarte e Cleide Duarte.

Tenho referências como Salvador Dalí, Omar Rayo, Van Gogh, Picasso. Tento aprender com todos e acho que isso não diminui minha importância. Sou autodidata e estudo por conta própria.

ANV: Rafael Duarte por Rafael Duarte:
RD: Paulo Coelho em uma de suas obras fala que os sonhos sustentam a vida. Então, a frase que me define é: Um eterno sonhador!

ANV: Dicas que você daria para artistas com apenas 15 ou 18 anos de pintura e também para iniciantes?
RD : Se você tem este sublime dom valorize ao máximo. Faça cada obra como se fosse sua obra prima! Existem dias difíceis,eu já me perguntei várias vezes se o que estava fazendo ia valer a pena… mas hoje digo com plena certeza: vale cada gota de suor!

Abaixo , deixo os contatos do Artista. E também uma Galeria de imagens com seus trabalhos.

Obrigada Rafael! E Boas Artes a todos!

Contatos de Rafael Duarte:
Facebook: Rafael Duarte
Pagina no Facebook: Rafael Duarte Artista Plastico
Email: rafaelartecontemporanea@gmail.com
Email2: duartecontemporanea@gmail.com
Whatsapp: 04188998506275

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios