(Foto e Aquarela de Patrícia Amato)

Ao postar durante a semana o artigo Como Desenhar, me surpreendi com o nível de acesso e a demanda por mais aprofundamento no assunto. Nosso blog é composto por um público de artistas e de pessoas que apreciam a arte e é natural que esta demanda seja alta. Então, resolvi fazer alguns posts sobre o assunto, dentro de minhas limitações sobre o tema. Eu mesma tenho problemas com o desenho. O que acho bom (?) pois pode contribuir didaticamente com quem assim como eu, precisa aprimorar o desenho.

Sobre as dicas. O tema colagens tem sido fundamental para que eu aprenda a desenhar. Então separei fotos de colagens minhas para mostrar. Eu tiro fotos do meu jardim. Depois recorto e as monto de uma forma irregular. Surgem formas loucas e isso é muito MASSA!. Enxergo coisas diferentes e aí desenho. Mas atenção! Não faça igual. Faça do seu jeito. Senão não será você e sim algo parecido com outro alguém, no caso eu. Tire fotos de coisas do seu entorno e que tenham a ver com você, com a sua realidade. O meu jardim tem a ver com a minha vida e com o meio ambiente que quero preservar.Pergunte-se: o que tem a ver com a sua vida?  Qual história você quer contar?

Mostro aqui uma seleção de colagens para vocès terem uma ideia do que quero dizer

Todas estas colagens originaram desenhos.  Foram feitas a partir de fotos que eu mesma tirei. Fotos de copos de cristal que tenho, do meu jardim, de jardins que visitei, de madeiras queimadas, de barcos em Ilhabela, de restos de plantas.E tem muito mais.

A partir delas, desenho apenas o que consigo enxergar. Permito-me errar e faço apenas para desenvolver meu traço e minha criatividade. É um exercício de abstração, com conceito. É incrível como isto dá firmeza nos traços.

Para aprender a desenhar o figurativo, uma outra dica é reproduzir figuras e desenhos de grandes mestres. Eu faço isso desde sempre, como esta reprodução de Matisse de 2004:

dscn1065

Finalmente, gostaria de lhe sugerir exercícios. Pegue seu celular, ou uma máquina se você tiver. Vá fotografar. Tire suas própria fotos. Compre um caderno de desenho bom, que dure. Eu comprei na Casa do Artista, mas o de colagem, comprei na Kalunga. (não é publi para nenhuma nas duas). Compre seus lápis da série B, uma excelente borracha e mande ver. Use cola de bastão, uma boa tesoura. E mãos a obra. Depois me conte aqui como foi, mande suas fotos!!!! Vou adorar publicar suas colagens, que tal?!  Email para vc enviar: artenavidabl@gmail.com

Então, bora exercitar! E vamos esperar o “Como Desenhar número 3”, onde abordaremos exercícios sobre o traço.

Boas Artes!

Anúncios