(Todas as fotos de Patrícia Amato)

Como enfeitam nossa vida! E trazem alegria aos nossos dias. Não consigo imaginar uma vida em preto e branco. Sou do tempo em que a televisão começava a ser colorida e as famílias sorriam felizes com suas crianças por poderem ver na telinha, a vida como era de fato.

Nos influenciam tanto que se comermos num ambiente onde predominam o amarelo e o vermelho, comeremos mais. Dormimos num quarto verde clarinho e  provavelmente, o sono será mais fresco e reparador. Se estamos tristes, além de uma boa dose de boa vontade e ânimo, uma camiseta cor de laranja ajudará bastante a sair da tristeza.

E nas telas, a mistura de cores com sabedoria, produz os mais diversos matizes para que possamos com o nosso toque, inventarmos nossa própria paleta de cores.

É importante saber que cores nem sempre ficam boas quando misturadas todas ao mesmo tempo agora. Mas não é preciso ter medo delas. Adoro o contraste do vermelho com o azul. Do azul com os tons de amarelo. Do verde azulado salpicado em vermelho. Do alaranjado em rosa. são tantas as possibilidades de cores, que é difícil descrever.

Gosto de cores na minha arte. Elas mostram com propriedade a alegria, o sofrimento, a poesia, o frescor, as queimadas, os brotos de uma nova planta. Mas há também muita potência em uma Obra com poucas cores, onde o preto e o branco são usados pelo artista em sua maior parte e quebrados por tons de vermelho, azul e amarelo.

Há artistas que fazem todas as cores a partir das cores fundamentais. Vermelho, Azul, Amarelo e adicionam o preto e o branco. Um show. Eu uso e abuso de várias cores. Minhas prediletas: Magenta, Azul Ultramarino, Azul Cobalto, Verde Esmeralda, Verde Veronese, Branco, Vermelho da China, as Lacas de Pigmentos Puros (para as tintas a óleo), Amarelos de Cádmio, Carmim (para tinta acrílica), Terra de Siena, Terra de Siena Queimada, Amarelo Ocre e Alaranjado de Cádmio ou Laranja (para acrílica). São as minhas prediletas e faço tudo com elas.

Trago algumas imagens de cores para inspirá-los, da melhor professora que existe. A mãe natureza.

Este slideshow necessita de JavaScript.

As cores da natureza nos mostram combinações perfeitas de tons. Observe os zoons de suas fotos, as suas próprias. E ficará estarrecido com o que encontrará! Bora fotografar!E desenhar! E pintar!

Boas Artes!

Anúncios