(Foto de Patrícia Amato)

Falta pouco para o Natal, né?! Eu me dei conta disso hoje aqui no Rio, na casa dos meus sogros enquanto fazia o almoço. Na hora de comermos, meu sogro fez um brinde e disse: Feliz Natal! Uau! Feliz Natal! Faltam exatos sete dias para a véspera.

Uma época que alguns não gostam, outros gostam muito. Eu amava o Natal. Hoje não sei dizer. Acho melhor viver o espírito do Natal. Não costumamos trocar presentes na nossa família, somente ficamos juntos e isso é bem bacana. Com o tempo, deixamos também de nos preocuparmos tanto com a ceia e isso confesso, foi um alívio. Começou por mim. Amo ter a família junta, mas detesto essa coisa de ter que fazer Peru, Tender e sei lá mais o que.

Até que um dia que resolvi fazer uma lasanha e uma salada e todo mundo AMOU! Que alívio. E também, mutirões de comida, não curto. Ok cada um trazer uma coisa, mas com moderação, pois ninguém aguenta comer as sobras de Natal até o ano novo.

Arte é parte da minha vida e de quase todos os leitores deste blog. Então é impossível dissociá-la de qualquer época do ano, inclusive do Natal. Vejo Arte nos presépios, nas imagens, nas pessoas que se fantasiam de Papel Noel nas lojas e em suas famílias. Faz parte deste aquecimento de corações e da mágica para as crianças.

Impossível não falar das árvores de Natal. Que podem ser enormes ou minúsculas, o importante é que sejam feitas com amor e criatividade. Tão gostoso fazer os próprios enfeites e arranjos de Natal. Pegar uma pinha de algum lugar por onde se passou, spreiar de prata ou dourado e compor arranjos de mesa. Pegar caixas de fósforo vazias e forrá-las de vermelho e verde para pendurar na árvore de natal. Bem aquela comprada nas lojinhas de bairro…ou num magazine.

Isso é quase um artesanato de criança, mas que nas nossas mãos de Artistas vira coisa linda. Cheia de amor e histórias de vida. Fico imaginando como será o Natal dos meus amigos Artistas. Suas árvores, enfeites, presépios. Deve ter muita coisa linda, feita a mão por suas casas!

Não vou desejar Feliz Natal agora, deixarei para mais tarde. Por enquanto, vamos somente entrar no clima da paz, do estarmos juntos e irmanados pela Arte. E se você ainda não colocou seus enfeites, quem sabe você se anima!

Adoraria saber dos enfeites feitos por vocês. E de fotos das suas árvores! Artistas queridos, meus irmãos de Arte. Idem para os apreciadores das Artes!

Boas Artes!

Anúncios