(Todos os Desenhos e Fotos de Rosangela Vig)

Ela é uma fera na Arte de desenhar. Rosangela pega seus lápis de cor e nos faz viajar pelo imaginário lírico de suas Obras. É professora de História de Arte Universitária. Já expôs inúmeras vezes nacional e internacionalmente e ganhou muitos prêmios também. Destacam-se os seguintes: Setembro de 2001 – Medalha de prata com a obra Veneza (grafite), no Salão Agosto da Cofrart, São Paulo.  2015 – Medalha de prata com o trabalho Visões do Imaginário em Dubai, Emirados Árabes.  2015 – Medalha de ouro com a obra Nu em Fragmentos no V Salão Internacional de Artes SINAP AIAP. 2015 – Medalha de Ouro na Feira Internacional de Arte na Alemanha.2015 – Menção honrosa no Circuito Internacional de Arte Brasileira – Inglaterra, Áustria e Brasil (Museu Inimá de Paula).

Conheço Rosângela há alguns anos e hoje, ela está conosco. Acompanhe.

ANV. Quando começou a desenhar? Como foi?

RV. A Arte nasceu comigo, eu não sabia, mas já gostava muito de desenhar desde pequena. Acho que com cinco ou seis anos fazia já desenhos parecidos com o que via em revistas. Fazia meus personagens de quadrinhos, bichinhos e pequenas paisagens.

ANV. Você é professora de História de Arte. Como isso te ajuda a criar os seus desenhos?

RV.  Puxa, nem sei o que é mais importante na hora da criação, mas escrever sobre a arte é fundamental. Eu estudo um período, fecho-me em meu escritório e nem abro redes sociais, muitas vezes nem atendo telefones. Mergulho de cabeça em cada período e escrevo sobre eles apaixonadamente, com alma. Mas falo com a alma em sala de aula, sobre cada período. É um círculo vicioso. Uma coisa leva a outra e todas levam à arte. Meus alunos sempre dizem que eu gosto de todo tipo de arte. Na verdade eu gosto da Arte livre, aquela que é feita com a alma, com o espírito livre e desimpedido. Isso é arte. Os períodos provaram que o artista que se sobressaiu foi o que inovou e resolveu introduzir o movimento, os contrastes de cor. E cada vez que eu vejo m período eu me apaixono mais pela Arte. Estudo obras dos Mestres do Renascimento em detalhes, levo para sala de aula e fazemos o mesmo. É infinitamente prazeroso e inspirador. Estudo os grandes metres como se eles falassem comigo. É incrível a energia que existe na Arte.

ANV.  Quais são suas principais inspirações e referências?

RV. Minha referência número 1 os Gregos, a arte grega da antiguidade clássica. Depois o Renascimento, os grandes nomes da Arte, mas minha paixão é mesmo a obra de Van Gogh, pelos tons de amarelo, pela história de vida e pela paixão que ele tinha pela arte.

ANV.  Como você se define como Artista?

RV. Só sei que nada sei. Aprendo a cada dia com a vivência, mas acima de tudo sou apaixonada pelo mundo. Então, como uma apaixonada, aprecio o que vejo, curto cada viagem, vejo muito e presto atenção em detalhes de nuvens, de pessoas, de expressões e de cores. Assim vou aprendendo muito todos os dias.

ANV. Quais dicas você daria para artistas com apenas 15 ou 18 anos de pintura e também para iniciantes?

RV.Eu diria: persista sempre, vale a pena e tem que mostrar o trabalho mesmo. Todos precisam conhecer o artista e quem não se mostra não é visto. As redes sociais são as melhores formas de se divulgar o trabalho do artista. Portanto entre em blogs, sites, galerias e compartilhe sempre seus trabalhos no Facebook.

ANV. O que mais você gostaria de dizer para nós?

RV: Gostaria que esse país oferecesse melhores oportunidades aos artistas, para que eles pudessem viver da arte mesmo. Gostaria que houvesse estímulos aos artistas assim como há incentivos a empresas para virem para o Brasil ou para determinada cidade.

Rosângela, Muito Obrigada por sua entrevista e por ser esta tremenda Artista e Professora de Artes!

Para você saber mais sobre Rosângela Vig, aqui estão os seus contatos:htttp://rosangelavigarte.blogspot.com.br/   http://www.obrasdarte.com/tag/rosangela-vig/

Boas Artes!

Anúncios