Entrevista com a Artista Plástica Rosangela Vig

(Todos os Desenhos e Fotos de Rosangela Vig)

Ela é uma fera na Arte de desenhar. Rosangela pega seus lápis de cor e nos faz viajar pelo imaginário lírico de suas Obras. É professora de História de Arte Universitária. Já expôs inúmeras vezes nacional e internacionalmente e ganhou muitos prêmios também. Destacam-se os seguintes: Setembro de 2001 – Medalha de prata com a obra Veneza (grafite), no Salão Agosto da Cofrart, São Paulo.  2015 – Medalha de prata com o trabalho Visões do Imaginário em Dubai, Emirados Árabes.  2015 – Medalha de ouro com a obra Nu em Fragmentos no V Salão Internacional de Artes SINAP AIAP. 2015 – Medalha de Ouro na Feira Internacional de Arte na Alemanha.2015 – Menção honrosa no Circuito Internacional de Arte Brasileira – Inglaterra, Áustria e Brasil (Museu Inimá de Paula).

Conheço Rosângela há alguns anos e hoje, ela está conosco. Acompanhe.

ANV. Quando começou a desenhar? Como foi?

RV. A Arte nasceu comigo, eu não sabia, mas já gostava muito de desenhar desde pequena. Acho que com cinco ou seis anos fazia já desenhos parecidos com o que via em revistas. Fazia meus personagens de quadrinhos, bichinhos e pequenas paisagens.

ANV. Você é professora de História de Arte. Como isso te ajuda a criar os seus desenhos?

RV.  Puxa, nem sei o que é mais importante na hora da criação, mas escrever sobre a arte é fundamental. Eu estudo um período, fecho-me em meu escritório e nem abro redes sociais, muitas vezes nem atendo telefones. Mergulho de cabeça em cada período e escrevo sobre eles apaixonadamente, com alma. Mas falo com a alma em sala de aula, sobre cada período. É um círculo vicioso. Uma coisa leva a outra e todas levam à arte. Meus alunos sempre dizem que eu gosto de todo tipo de arte. Na verdade eu gosto da Arte livre, aquela que é feita com a alma, com o espírito livre e desimpedido. Isso é arte. Os períodos provaram que o artista que se sobressaiu foi o que inovou e resolveu introduzir o movimento, os contrastes de cor. E cada vez que eu vejo m período eu me apaixono mais pela Arte. Estudo obras dos Mestres do Renascimento em detalhes, levo para sala de aula e fazemos o mesmo. É infinitamente prazeroso e inspirador. Estudo os grandes metres como se eles falassem comigo. É incrível a energia que existe na Arte.

ANV.  Quais são suas principais inspirações e referências?

RV. Minha referência número 1 os Gregos, a arte grega da antiguidade clássica. Depois o Renascimento, os grandes nomes da Arte, mas minha paixão é mesmo a obra de Van Gogh, pelos tons de amarelo, pela história de vida e pela paixão que ele tinha pela arte.

ANV.  Como você se define como Artista?

RV. Só sei que nada sei. Aprendo a cada dia com a vivência, mas acima de tudo sou apaixonada pelo mundo. Então, como uma apaixonada, aprecio o que vejo, curto cada viagem, vejo muito e presto atenção em detalhes de nuvens, de pessoas, de expressões e de cores. Assim vou aprendendo muito todos os dias.

ANV. Quais dicas você daria para artistas com apenas 15 ou 18 anos de pintura e também para iniciantes?

RV.Eu diria: persista sempre, vale a pena e tem que mostrar o trabalho mesmo. Todos precisam conhecer o artista e quem não se mostra não é visto. As redes sociais são as melhores formas de se divulgar o trabalho do artista. Portanto entre em blogs, sites, galerias e compartilhe sempre seus trabalhos no Facebook.

ANV. O que mais você gostaria de dizer para nós?

RV: Gostaria que esse país oferecesse melhores oportunidades aos artistas, para que eles pudessem viver da arte mesmo. Gostaria que houvesse estímulos aos artistas assim como há incentivos a empresas para virem para o Brasil ou para determinada cidade.

Rosângela, Muito Obrigada por sua entrevista e por ser esta tremenda Artista e Professora de Artes!

Para você saber mais sobre Rosângela Vig, aqui estão os seus contatos:htttp://rosangelavigarte.blogspot.com.br/   http://www.obrasdarte.com/tag/rosangela-vig/

Boas Artes!

Anúncios

Publicado por patriciaamatobl

Sou Artista Plástica, amante do meio ambiente e mostro como a Arte pode transformar nossas vidas!

8 comentários em “Entrevista com a Artista Plástica Rosangela Vig

  1. As obras da artista Rosangela Vig prende a atenção pela delicadeza dos traços e pela fusão das cores. Traços firmes. Construções imaginárias perfeitas. É sempre uma viagem apreciar seu trabalho. Obra ímpar. E super premiada.

    Curtido por 2 pessoas

  2. Sou fã da Profª Rosângela Vig. Seus trabalhos traduzem não só seu imenso conhecimento, mas claramente as marcas da sua grandeza de caráter, como também seu perfil de gentileza .
    Parabéns ANV, muito bonito e rico o site. Sucesso !
    Tati Reis
    Curadora
    Centro Cultural SIM- Sustentabilidade Intercâmbio e Movimento.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: