(Foto e Obra de Patrícia Amato)

O que é Arte? Eu tenho a minha definição, você deve ter a sua. Encontrei algumas para compartilhar aqui no artenavida (fonte: site historiadasartes), mas sinceramente, acho bem difícil de chegarmos todos a uma única definição. Cada Artista a vê de um jeito, sente de um jeito. Em todo o caso, segue uma lista de três das definições que considero mais interessantes.

Arte:

  • Criação humana de valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta, etc.) que sintetizam suas emoções, sua história, seus sentimentos e sua cultura;
  • Capacidade do homem de criar e expressar-se, transmitindo ideias, sensações e sentimentos através da manipulação de materiais e meios diversos;
  • Atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir de percepção, emoções e ideias, com o objetivo de estimular esse interesse de consciência em um ou mais espectadores, e cada obra de arte possui um significado único e diferente;

Infelizmente, ou culturalmente, tem-se dificuldade em conferir-se utilidade para Arte. Muitas pessoas a vem como supérfluo. Entendemos ser prioritário comprar alimentos, pagar as despesas mensais, claro que sim. Mas não raramente vejo pessoas preferirem comprar eletrônicos novos,roupas, relógios, em detrimento de Obras de Arte. Por isso acredito e muito que pelo menos em nosso país seja uma questão cultural a não aquisição de Obras de Arte.

A Arte sempre conta a história de um povo e de sua época. Mesmo a Arte não comprada, não adquirida. Os artistas manisfestam seus sentimentos de amargura e falta de recursos em suas artes. Por isso a Arte é mais do que objeto decorativo.

Penso que ARTE é a IDEIA do ARTISTA posta em PRÁTICA através dos seus SENTIMENTOS e VIVÊNCIA. E quando colocada a serviço de outros, maior a sua qualidade. Pois passa uma mensagem de conteúdo forte e relevante.

Gostaria de receber suas idéias e pensamentos sobre definições de arte, aqui nos comentários deste post. Qual a sua definição de Arte?

BOAS ARTES!

Anúncios