Definição de Arte

(Foto e Obra de Patrícia Amato)

O que é Arte? Eu tenho a minha definição, você deve ter a sua. Encontrei algumas para compartilhar aqui no artenavida (fonte: site historiadasartes), mas sinceramente, acho bem difícil de chegarmos todos a uma única definição. Cada Artista a vê de um jeito, sente de um jeito. Em todo o caso, segue uma lista de três das definições que considero mais interessantes.

Arte:

  • Criação humana de valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta, etc.) que sintetizam suas emoções, sua história, seus sentimentos e sua cultura;
  • Capacidade do homem de criar e expressar-se, transmitindo ideias, sensações e sentimentos através da manipulação de materiais e meios diversos;
  • Atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir de percepção, emoções e ideias, com o objetivo de estimular esse interesse de consciência em um ou mais espectadores, e cada obra de arte possui um significado único e diferente;

Infelizmente, ou culturalmente, tem-se dificuldade em conferir-se utilidade para Arte. Muitas pessoas a vem como supérfluo. Entendemos ser prioritário comprar alimentos, pagar as despesas mensais, claro que sim. Mas não raramente vejo pessoas preferirem comprar eletrônicos novos,roupas, relógios, em detrimento de Obras de Arte. Por isso acredito e muito que pelo menos em nosso país seja uma questão cultural a não aquisição de Obras de Arte.

A Arte sempre conta a história de um povo e de sua época. Mesmo a Arte não comprada, não adquirida. Os artistas manisfestam seus sentimentos de amargura e falta de recursos em suas artes. Por isso a Arte é mais do que objeto decorativo.

Penso que ARTE é a IDEIA do ARTISTA posta em PRÁTICA através dos seus SENTIMENTOS e VIVÊNCIA. E quando colocada a serviço de outros, maior a sua qualidade. Pois passa uma mensagem de conteúdo forte e relevante.

Gostaria de receber suas idéias e pensamentos sobre definições de arte, aqui nos comentários deste post. Qual a sua definição de Arte?

BOAS ARTES!

Anúncios

Publicado por patriciaamatobl

Sou Artista Plástica, amante do meio ambiente e mostro como a Arte pode transformar nossas vidas!

12 comentários em “Definição de Arte

  1. O que é arte na vida?…A arte tem vários caminhos; a arte de fazer poesias que emocionam, de representar um personagem no teatro, de fazer uma escultura ou pintura…a arte compactua com um amor que nos leva ao mundo dos sonhos impossíveis. Mas vou tentar mostrar o sentimento da arte através da música de Beethoven…uma moça cega pediu a ele que descrevesse o luar e ele surdo colocou seu sentimento para compor com o coração a maravilhosa “Sonata ao Luar”…Só o amor às coisas que fazemos nos leva ao sucesso, independentemente de que todas as pessoas possam apreciar!!!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Arte para mim é toda criação que surge através da imaginação e extravasada com sensibilidade em forma de imagem (fotografia, pintura, colagem, arte gráfica, etc) e do som (musica, teatro, dança, etc). Tudo ao nosso redor é arte definida por Deus ou pelo homem.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Meu ponto de vista se igualá ao seu no que diz respeito ao artista expressar seus sentimentos, mas principalmente no visual, quando você enxerga o esforço, a individualidade e o que ele quer mostrar com sua obra, ” A expressão de um sentimento em algo visual e sólido, isso é arte pra mim.”

    Curtir

  4. oi Patrícia,

    A Arte é uma demonstração do espírito, é a forma que a alma aprendeu a se expor e se manifestar. Quando nos manifestamos pela arte, nosso interior fica levinho, solto, deixa de ser selvagem. Lutamos contra esse estado selvagem , quando deixamos nosso Id saltar livre pelo campo da Arte. Schiller, um grande filósofo do século XVIII falava a respeito de um estado selvagem que temos, que luta contra um estado mais brando. Quando a Arte fala, esses dois estados ficam em paz, o espírito, fala livremente, solta-se de sua carcaça. Nesse sentido, a Arte é capaz de aliviar tensões, deixar que o indivíduo seja ele mesmo. Há momentos em que o nosso Id flutua livremente, um deles é no sonho. Fazendo a Arte, criando, o espírito também aflora e permite que o Id aja livre, solto. Então a alma fica leve.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: