(Obra “A Natureza Emergiu” de Patrícia Amato, Foto de Soso Botture)

Quando um ano começa, renovam-se as esperanças dentro de nós. Novos objetivos, novos planos e mesmo para aqueles mais realistas, novas metas fazem-se presentes e necessárias. Bendito aquele que inventou o ciclo do tempo. Ele confere ao ser humano um ar de renovação tão necessário e revigorante para continuar a sua jornada.

Sabemos que 2016 foi um ano nada fácil. E que 2017 começa com desafios parecidos. Porém, ao renovarmos nossa esperança e mantermos nossos pés no chão, construiremos a cada dia um futuro diferente. Que se fará presente nos 365 dias vividos do ano. Precisamos agora traçar o “como” queremos percorrer este tempo.

Para começar, aos Artistas é necessário lidar com as dificuldades usando sua Criatividade. Temos tanta criatividade, Graças a Deus! Emerge de nós esta Natureza para lidar com o inesperado, com a falta de recursos e com a necessidade de ir atrás dos sonhos. Vamos então. Sugiro porém, que possamos criar mais riqueza.

  1. Tecnologia

Acredito que devemos em 2017, usar ainda mais a tecnologia a nosso favor para vender as nossas artes. Procurar nas redes sociais os nossos compradores. Eles estão aí, só não sabemos onde e nem como chegar até eles. Procuremos nas redes. Eu mesma, uso somente o face. Mal uso meu instagram, não tenho snap, nem uso meu pinterest. Muita gente boa consegue vender assim.

 2. Grupos de Artistas

Outra coisa importante: formar pequenos grupos de artistas para juntos, fazerem um caixa e bancarem as próprias exposições. Um dos artistas do grupo, com mais experiência, pode ser o curador e todos o ajudam na montagem. A exposição pode ser feita em lugares alternativos. Gratuitos e onde haja compradores em potencial. Halls de hotéis internacionais (estrangeiros compram arte brasileira), restaurantes de alto e médio padrão.

3. Locais Alternativos de Exposição

Tenho um amigo, um Grande Artista Brasileiro, surrealista que vive há muitos em Lisboa. Ele me deu uma dica que me pareceu absurda no começo, mas depois, fez todo o sentido. Sabe onde ele costuma expor e vender?! Em hospitais!!!!! E vende muito bem!!!! Para quem? Para os médicos e pacientes! Claro!!! Médicos são grandes compradores desde sempre! EUREKA! Desnecessário dizer que não há Vernissage num lugar desses. Menos custo, não?!

Espero que estas idéias nos inspirem a realmente não termos vergonha de pensarmos diferente. E realizar!  Um Artista vive de ver sua Arte ser adquirida! Se você tiver mais idéias, por favor, deixe nos seus comentários deste post aqui no blog.

Boas Artes!

Anúncios