(Foto de Patrícia Amato)

Confúcio disse uma vez:  “Trabalhe em algo que você realmente goste, e você nunca precisará trabalhar na vida”.  E acho que ele sabia tudo nesta vida.

Pesquisas mostram que pelo menos 61% das pessoas estão infelizes com o seu trabalho. E os motivos são muitos, mas os campeões são a carga horária, o ambiente de trabalho, a vida agitada e o modelo empresarial como um todo.

Eu entendo bem desta vida. Passei mais de 26 anos dentro dos escritórios, até adoecer e largar tudo para viver minha arte. Mas agora o problema é outro. Como ganhar o meu sustento. Sim, eu tenho dificuldades também, pensou que era somente você amigo artista, rsrsrsrs?!

Voltando a Confúcio, a frase dele aponta a solução. Eu escolhi trabalhar com algo que amo. Eu pinto, desenho e tenho este blog. A outra parte do trabalho consiste transformar esta energia produtiva em energia rentável. É como um moinho que precisa da água para girar.

Por isso, precisamos:

  • Ter uma rotina
  • agenda estabelecida
  • quais dias da semana ou períodos serão dedicados a vender
  • em que meios venderemos (mídias, galerias, oferecer a amigos, exposições)
  • ter pelo menos uma ação de venda todos os dias
  • saber qual seu índice de positividade (sabe o que é? já te conto)
  • tratar sua vida de artista como o de um empresário

Falemos sobre o IP. Índice de Positividade é um termo usado em vendas e significa quantas tentativas você precisa fazer para realizar uma venda. Em outras palavras, em média, quantos nãos você ouve para ouvir um sim.

Um bom índice gira em torno de 20%, ou seja, a cada 10 tentativas de venda, você realiza duas. Que bom seria. O meu está muito abaixo disso, eu diria bem abaixo mesmo, em torno de 5%. A cada 100 tentativas, eu vendo 5 telas.

Sabendo disso, eu preciso tomar ações. Elas vão desde mudar a forma de oferecer a minha arte, a forma de anunciar, bem como os lugares onde eu vendo. Afinal, se eu não mudar nada, continuarei com os mesmos 5%. Saber onde estou é o primeiro passo para saber que ações preciso tomar. E eu quero muito chegar nos 20%.

Sugiro que você meça o seu IP. Ajudará bastante.

Boas Vendas e Boas Artes!

Anúncios