(Foto de Patrícia Amato)

Esta frase é de Pablo Picasso.  E a foto da matéria, é da Capela da Casa da Criança, em Campos do Jordão.

A Criança é curiosa, não tem medo do novo e adora experiências. Não tem medo dos julgamentos, por isso temos de incentivá-los com carinhos e educá-los. Lembrando que dom não se educa e sim faz-se desenvolver. Incentiva-se.

As livrarias tem livros de arte para crianças, bem bacanas. Tenho alguns aqui comigo. Os pequenos adoram as bandeirinhas de Volpi. Adoram fotografia. Nós é que as vezes estragamos tudo com nossas expectativas ou quando tentamos ensinar demais e não deixamos eles livres.

Criança faz sujeira com as tintas e pintam bem. Do jeito deles. A paciência deles para os livros é proporcional ao jeitinho que contamos a historinha do artista. Tem um tempo limitado. Respeitemos. Mas, se as escolas não ensinam Artes como se deve, nós precisamos ensinar em nossas casas. Não exatamente para que sejam Artistas. eles serão o que quiserem da vida. Mas para que tenham cultura. Para que um dia tenham orgulho de adquirir uma Obra de Arte. De um colega nosso que não precise passar pelo que nós passamos.

Comecemos em casa ou com crianças, ensinando crianças, pensando no futuro de uma geração de Artistas que possam colher frutos melhores do que os nossos. Isto é um motivo bem bom. E nessas crianças lindas que terão uma cultura diferenciada. Terão a chance de escolher ir a um museu um dia, mesmo que mais velhas.

Se cada um de nós fizer mais isso, junto com os pais de várias delas e não esperar pelo governo que aliás tirou  a Arte das escolas, tenho certeza que teremos plantado uma semente tão forte que vai além da Arte em si. Porque Cultura e Arte são o oposto do ócio, das drogas, e de tantos outras más companhias da juventude.

Quando poder um Artista tem em suas mãos! Eu amo vocês e os reverencio, meus colegas. Vamos ajudar nossas crianças. Pode ser a sua, a do seu vizinho.Ou um grande grupo.

Boas Artes!

 

 

Anúncios