(Foto e Aquarela de Patrícia Amato)

Vender on Line nem sempre é fácil, mas eu vendo sempre assim. Então resolvi compartilhar umas dicas preciosas com vocês.

1.Ter uma página no facebook é vital.tendo uma página no facebook, considere fazer pequenos investimentos para promover o seu trabalho.

2. Sobre anúncios no facebook. Já fiz muitos. E os que trazem retorno são os feitos entre as sextas e os domingos, evite anunciar durante a semana. Não sei exatamente porque.

3. Ainda sobre os anúncios. Escolha o público alvo correto. Pense em médicos, advogados do Brasil, não restrinja-se a sua cidade. Mas pense sobretudo em pessoas de 35 a 65 anos qu estão ativos no seu trabalho.

4. Os seus amigos do facebook. Nós artistas temos muitos amigos artistas, graças a Deus. E não temos, INFELIZMENTE, a boa estratégia de comprarmos uns dos outros (na maioria das vezes). Que tal mudarmos isso de vez? Compro dos meus colegas, as artes que gosto, sempre que posso. Se tenho grana?! Claro que não, assim como você, colega artista. Mas escolho parcelar e escolho deixar de pagar outras coisas em prol de praticar o que falo. Que tal começarmos por nós mesmo?! Uma grande corrente do bem?! Bom, né?! Preços especiais para artistas também valem.

5. Ainda sobre amigos do facebook. Necessário que comecemos a expandir nosso círculo para colecionadores. Recomendo que leia meu artigo Quem São os Colecionadores de Arte link aqui e comece já a incrementar sua lista de amigos.

6. Ter um site, acho bacana também, investir num gratuito.

7. As fotos do seu trabalho precisam estar bem boas. Numa boa resolução. Se você não tem uma boa máquina, conhecemos sempre um amigo fotógrafo. Invista em boas fotos. Considere que nem todos tem uma boa internet e a qualidade da foto valoriza bastante o seu trabalho.

8. Seja seu melhor vendedor. Não tenha vergonha de mostrar os benefícios do seu trabalho ao possível interessado. Veja, não tem nada a ver com ser chato e ficar falando do seu trabalho. Cuidado. Se alguém se interessou, educadamente, fale com a pessoa. Experimente perguntar a ela o que ela sentiu com sua obra.O que esta obra acrescentaria para ela. Em que lugares ela gostaria de ter e sentir isso sempre. A Pergunta é sua melhor arma de venda. Deixe que o cliente responda, pois ao elaborar as respostas, ele mesmo acaba se convencendo da qualidade do seu trabalho.

9. Só depois que o cliente respondeu, aí diga rapidamente a mensagem do seu trabalho. Procure linkar com o que ele sentiu. E se não tiver nada a ver, não tem problema, agradeça a ele a resposta pois a Arte nunca responde. Ela sempre pergunta.

10. Não tenha medo de pedir o negócio. Ofereça um acordo irresistível. Afinal, qual o preço da beleza e do bem estar que uma obra pode oferecer?!

Só para constar, ontem, eu comprei uma Obra linda (parcelada) assim de um Grande Colega de todos nós. Ficarei um bom tempo sem comprar um batom sequer, quem dirá uma calça, reduzirei supermercado, farei menos as unhas. Mas todos os dias eu terei comigo a sensação de sonho que tive ao bater os olhos nela.

Bora Vender! Boas Artes!

 

 

 

 

Anúncios