(Foto de Patrícia Amato)

Hoje meu dia foi bem intenso. O blog me dá bastante trabalho, acho que vocês nem imaginam o quanto. E ainda não faço somente isso, fui a São Paulo e voltei. É quase meia noite e cá estou novamente preparando este artigo que deve entrar amanhã de manhã. Porque eu preciso de uma rotina se eu quiser obter resultados consistentes.

E é sobre isso que gostaria de falar. Rotina de trabalho. Como eu já disse antes, ainda não ganhei um centavo com meu blog. Porque minha opção é não cobrar nada de artistas que são entrevistados. Sou fiel ao meu propósito, aqui artista não paga.

Então, preciso criar conteúdos novos e bons, ter audiência para atrair futuros patrocinadores e parceiros que paguem por este trabalho. Tudo bem pensado. Para chegar lá, eu preciso trabalhar. Para vender minhas obras, também. E não é diferente com você amigo Artista. E dá resultado. Todo dia eu meço a evolução, todo dia. Vamos às famosas listas de dicas práticas.

  1. Crie uma rotina. Faça uma agenda. O que fará de manhã na segunda feira, na terça, na quarta, na quinta e na sexta. E depois nas tardes, todos os dias. No seu tempo livre.
  2. Dedique pelo menos 30% do seu tempo para ações de vendas. Seja nas redes sociais ou em estabelecimentos. Faça isso em horários certos, pré determinados na sua agenda.
  3. Se o tempo que você dedicou para as suas ações de venda não estão suficientes para alcançar os seus resultados desejados, reveja o seu caminho. Ou amplie o tempo, ou reveja sua estratégia de oferta.
  4. Persista. Não desanime fácil. Lembre-se que todo artista tem um índice de Positividade de conversão de negócios. (leia meu artigo sobre IP link aqui) . Se for o caso, reveja como está oferecendo o seu produto.
  5. Muitas vezes, ao postarmos um quadro, muita gente curte ou somente diz que é lindo. Mais nada. Mas muitas pessoas que nada dizem, certamente gostariam de adquiri-lo, mas nem perguntam,  simplesmente por imaginar que a obra é muito cara para elas. Como eu sei disso?!  Porque eu sou igual a qualquer outra pessoa, assim como você. Minha sugestão é que você provoque uma interação com elas em seu anúncio. Pode ser através da representação da mensagem, ou de uma pergunta. Ao interagirem, a chance de vendas aumenta em até 30%. Não é só aquele obrigado, amigos. è: o que mais te interessou na obra, o que significou para você. Perguntas ligadas ao sentir das pessoas.
  6. O mais importante. Divulgue seu trabalho para pessoas além do seu círculo de amigos, não tenha vergonha de fazer isso. Expanda sua rede social. Pense: quem é o meu cliente? Onde ele está? E aí convide clientes potenciais para sua rede social. Interaja com eles. Senão eles nunca te vêm no facebook ou outras redes.
  7. Faça tudo isso rotineiramente. Significa, todos os dias. Dá muito trabalho. E ainda tem que pintar! Para o item 6, obviamente que você não procurará as mesmas pessoas para oferecer sua Arte todos os dias, mas pessoas novas. E de vez em quando, poderá procurar clientes mais antigos. É a vida de todo vendedor.
  8. Tenha uma planilha excel ou se você não souber lidar bem com isso, anote os seus contatos. Quem são os clientes que você vendeu, qual obra, em que ano. E mais. Quais clientes você pretende prospectar.
  9. Finalmente, venda! E comemore. Comemore mesmo. Fique feliz. É tão bom!

Artista que empreende, gera mais resultados para a sua vida. Bora ser dono do próprio negócio!

Boas Artes!

Anúncios