(Santa Ceia da capa, de Pavel Popov)

Elas são lindíssimas. Um tema que fascina a todos nós. Pelo seu valor histórico. Retratada em igrejas do mundo todo, foi pintada lindamente pelos Grandes da Renascença. E até hoje é relida e sinto que será para todo o sempre.

A Santa Ceia mostra a nós Artistas, o valor da pintura figurativa para a História da Arte. E para a alegria dos nossos corações. Eu sou Artista e gosto de TODAS as artes. Não sou do tipo que defende uma corrente x ou y, de verdade. Eu amo o figurativo, assim como o surrealismo, o contemporâneo. E me dói quando vejo um Artista falar mal de um tipo de Arte para exaltar a sua própria. União é tudo em nossa classe. E classe é fundamental na boa educação.

Aqui temos três exemplos. A primeira, a Santa Ceia Gótica de Jaime Huguet. A segunda, famosa de Juan de Juanes e a terceira, lindíssma de Aldo Locatelli.

Três épocas distintas, posicionamentos diferentes. Um mais a La Da vinci ( o do meio), outro mais despojado ( o primeiro) e o outro com um quê mágico, parecida com o de Dali ( a terceira).

As próximas são de três grandes Mestres.  Salvador Dali, Tintoretto e Leonardo Da Vinci, respectivivamente. Repare na semelhança do Cristo transparente entre a a de Locatelli e a de Dali.

Estilos diversos entre elas, todas magníficas. A de Dali modernosa, numa sala envidraçada e o espírito santo abençoando tudo de cima numa forma meio humana. A de Tintoretto, com uns anjos em volta, no melhor estilo claro escuro e a de Da Vinci, a mais famosa e relida  de todas.

Confesso que para mim, a de Pavel Popov que ilustra esta matéria mostra uma realidade comovente. Acredito que a cena mais provável tenha sido assim. Jesus e os apóstolos sentados juntos, à meia luz, neste tipo de clima bem simples. No chão. As roupas, acho que eram assim. A luz está focada Naquele que é mesmo O Iluminado. Acho lindo.

E do meu jeito, resolvi que vou reler a Última Ceia de Pavel Popov. Será uma experiência intrigante e reveladora , no mínimo.

Espero que esta matéria te instigue a pintar uma Santa Ceia para chamar de sua. E que ao fazê-la, compartilhe conosco, vou adorar publicar aqui a Galeria das Santas Ceias relidas pelos leitores do Blog Artenavida.

Vamos pintar! Boas Artes!

Anúncios