O Artista que Teve uma Causa e Tornou-se Grande – Portinari

(Imagem Parcial de Obra de Portinari)

“O Artista precisa trabalhar para o povo”. Esta frase poderosa é de Cândido Portinari. Fiquei feliz e orgulhosa por assistir a reportagem do Jornal Hoje de Ilze Scamparini e ver que a Embaixada Brasileira em Roma recebe exposição de Cândido Portinari, pela primeira vez. Numa Galeria da própria embaixada, que aliás, leva seu nome.

E esta frase dita por ele me fez pensar. O Autor dos grandes painéis “Guerra e Paz” tinha esta crença poderosa de que o seu trabalho precisava servir ao seu povo. Por isso ele foi grande, ele tinha uma missão, um propósito de vida que seguiu até o fim. Mesmo morrendo contaminado pelo chumbo que naquele tempo habitava os pigmentos, ele não parou de pintar “Guerra e Paz”.

Quando o artista coloca o seu trabalho a serviço de uma causa, a Arte dele torna-se maior do que a própria vida. Porque não é mais dele, mas sim de muitos. Esta Arte passa a ser uma voz, algo que pulsa em muitos corações e que leva um recado. É algo que inspira, que mostra uma realidade e que de alguma forma, fala por aqueles que não tem coragem de dizer o que se deve ou que se calam. Mostra uma verdade nua e crua. Assim como fez Portinari, penso que deveríamos conceber a nossa arte. O valor de tudo que fazemos passa a ser imensurável pois retrata não uma pessoa ou uma cena, mas um propósito.

O de Portinari, era o da realidade de sua época. O das lavouras de café, dos trabalhadores que ele acreditava mal pagos. Ele era comunista e não quero aqui entrar na questão do comunismo. Este é um blog de Arte. Mas sim, entrar na questão de colocar na Arte algo maior do que pintar , esculpir ou fotografar o que se vê.  Mas sim, pintar, esculpir ou fotografar ou que não se vê tão obviamente assim.

Acho que um propósito transforma um quadro numa Obra de arte. Eu tenho o do meu entorno com o meio ambiente, numa das minhas causas. Porque vivo isso no meu dia a dia, sempre digo aqui. Para quem ainda não sabe , vivo no meio do mato, lugar onde as pessoas fazem queimadas e desmatamentos a torto e a direita. E além de conversar com elas, eu faço disso uma causa na minha Arte.

Obrigada Portinari! Por Sua Guerra e Paz, pela sua Causa e por tanta Inspiração! Que orgulho de você!

Boas Artes!

Anúncios

Publicado por patriciaamatobl

Sou Artista Plástica, amante do meio ambiente e mostro como a Arte pode transformar nossas vidas!

2 comentários em “O Artista que Teve uma Causa e Tornou-se Grande – Portinari

  1. Para mim Portinari era muito mais arte que Picasso, conteste quem quiser mas essa é minha opinião.
    Quando Guerra e Paz esteve em exposição no salão da America Latina eu fui conhecer essa maravilhosa obra de perto (quase chorei de emoção). Levei comigo um amigo que não tem conhecimento nem cultura nenhuma sobre arte em geral, alias é um trabalhador braçal. Num outro salão de tinha várias obras e estudos, os pinceis usados expostos em uma vitrine, e alguns painéis pintados em escalas mais ou menos 50% dos tamanhos originais de cada painel que compunha a grande obra…Havia um que era uma figura ajoelhada de costas com vestimenta vermelho carmim que pertencia a um colecionador que emprestara a obra para expor.
    Meu amigo leu a placa e me disse…como uma pessoa pode ter comprado uma coisa tão negativa como essa imagem… e eu lhe disse, você acaba de consagrar para mim um dos maiores gênios da pintura com essa sua observação…pois essa dramaticidade conseguida na obra faz parte da guerra. De uma certa forma meu amigo me ensinou a partir daquele momento não ver só a técnica mas aprender a ver a representação de uma realidade num minúsculo pedaço de uma grande obra…

    Curtido por 1 pessoa

    1. que legal, verdade sobre a parte da guerra. Sobre Picasso, acho que o mérito dele está na quebra de um paradigma. Ele propôs o Cubismo e por isso tornou-se Picasso. O próprio Portinari tem a influência Cubista. Mas de fato, superou sim. Um abraço!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: