(Imagem Parcial de Obra de Portinari)

“O Artista precisa trabalhar para o povo”. Esta frase poderosa é de Cândido Portinari. Fiquei feliz e orgulhosa por assistir a reportagem do Jornal Hoje de Ilze Scamparini e ver que a Embaixada Brasileira em Roma recebe exposição de Cândido Portinari, pela primeira vez. Numa Galeria da própria embaixada, que aliás, leva seu nome.

E esta frase dita por ele me fez pensar. O Autor dos grandes painéis “Guerra e Paz” tinha esta crença poderosa de que o seu trabalho precisava servir ao seu povo. Por isso ele foi grande, ele tinha uma missão, um propósito de vida que seguiu até o fim. Mesmo morrendo contaminado pelo chumbo que naquele tempo habitava os pigmentos, ele não parou de pintar “Guerra e Paz”.

Quando o artista coloca o seu trabalho a serviço de uma causa, a Arte dele torna-se maior do que a própria vida. Porque não é mais dele, mas sim de muitos. Esta Arte passa a ser uma voz, algo que pulsa em muitos corações e que leva um recado. É algo que inspira, que mostra uma realidade e que de alguma forma, fala por aqueles que não tem coragem de dizer o que se deve ou que se calam. Mostra uma verdade nua e crua. Assim como fez Portinari, penso que deveríamos conceber a nossa arte. O valor de tudo que fazemos passa a ser imensurável pois retrata não uma pessoa ou uma cena, mas um propósito.

O de Portinari, era o da realidade de sua época. O das lavouras de café, dos trabalhadores que ele acreditava mal pagos. Ele era comunista e não quero aqui entrar na questão do comunismo. Este é um blog de Arte. Mas sim, entrar na questão de colocar na Arte algo maior do que pintar , esculpir ou fotografar o que se vê.  Mas sim, pintar, esculpir ou fotografar ou que não se vê tão obviamente assim.

Acho que um propósito transforma um quadro numa Obra de arte. Eu tenho o do meu entorno com o meio ambiente, numa das minhas causas. Porque vivo isso no meu dia a dia, sempre digo aqui. Para quem ainda não sabe , vivo no meio do mato, lugar onde as pessoas fazem queimadas e desmatamentos a torto e a direita. E além de conversar com elas, eu faço disso uma causa na minha Arte.

Obrigada Portinari! Por Sua Guerra e Paz, pela sua Causa e por tanta Inspiração! Que orgulho de você!

Boas Artes!

Anúncios