(Foto e Obra de Patrícia Amato)

Tenho falado constantemente sobre mudanças de modelo de exposições e salões. Mas sinceramente, não me falta combustível diário como inspiração.

A de hoje foi a de um post de um determinado Salão Internacional Europeu que eu realmente pensei em participar, com depoimento do Artista premiado no ano anterior dizendo como o prêmio mudou sua a vida. Acreditei mesmo ser uma boa oportunidade para todos nós, o Salão até me parece sério. Tudo muito bom a não ser por um detalhe, aquele. Para se inscrever, não um, mas dois intermediários brasileiros mediando – galeria e curadoria. E claro, tem as despesas de viagem, levar as obras e o valor da inscrição. Então, o que seria um Salão Internacional, ganhou expressiva soma em participação de milhares de reais.E com curadoria só para as obras brasileiras de uma curadora, também brasileira?!E a Curadoria Internacional do Salão, não existirá, ou existirá?! Oi?!

Aí as fichas caem todas. O que é isto, afinal?! Um Salão, que poderia ser sério e que pessoas se apropriam para tirar vantagens comerciais (e dos artistas), ou uma das exposições do tipo Carousel du Louvre, que também é bom, nada contra (já participei inclusive) só deixemos claro, por favor. Porque se for salão, gostaria de que os artistas tivessem a chance de se inscrever diretamente e não precisar pagar por serviços desnecessários que provavelmente inviabilizam sua participação, como uma curadoria brasileira , só para as obras brasileiras, num salão internacional.

Amigos Artistas, saibamos reclamar pelo que acreditamos ser correto, sem medos. Pois na hora de fazer as coisas pelo que acham viável, alguns curadores e algumas galerias não pensam duas vezes. Não tenham medo de questionar o Salão que querem participar e pedir para fazer sua inscrição diretamente. O “não”, todos nós já temos, antes mesmo de perguntarmos. O máximo que vai acontecer é ouvirmos novamente: “não é possível”, aí ficamos empatados. Ou talvez, possamos ouvir: “talvez no ano que vem”, e aí muitos de nós fazendo o mesmo pedido, seja um grande avanço para muitos artistas!

Por nossos direitos de Artistas! Boas Artes!

Anúncios