(Foto de Patrícia Amato – série “Prosperidade”)

Uma vez escrevi aqui no artenavida sobre uma das coisas que mais desencoraja o Artista quando ele está vendendo. Ouvir o Não. E falei sobre o índice de positividade, conhecido como IP. Hoje, vamos falar desta importante ferramenta de vendas pois ela pode transformar sua forma de vender Arte.

Você precisa medir o seu IP e é bem simples. Faça um teste pelo facebook. Pegue as suas publicações de venda e veja. A cada 100 publicações de vendas de Obras de Arte por ano (somente no ultimo ano), quantas você vendeu? Faça um levantamento. Se você fez menos de 100 tentativas de venda em 2016, pode se preocupar. Sim! Pois o Artista que quer ter sucesso, precisa vender. E mais, se você fez menos de 100 tentativas de vendas na web em um ano, e isso quer dizer pelo menos 50 Obras diferentes, sugiro que reveja seus conceitos pois vender pelo facebook dá retorno.

Voltando. Então para medir o seu IP conte o número de vendas a cada 100 ofertas. (Se vendeu 5 Obras em 100 ofertas, seu IP é de 5%, se vendeu 2 Obras a cada 100 ofertas, seu IP é de 2%. Um bom IP é considerado o de 20%. Eu não estou lá. Alguns estão e outros superam bastante este número, mas a grande maioria dos Artistas, acredite, está entre 0,1 e 5%.

A importância de saber onde se está é que fica muito mais fácil para construir o caminho até onde se quer chegar. Vejo muitos Artistas que reclamam que não vendem e ao mesmo tempo, não oferecem suas Obras ao mercado. Artista que oferece mais vezes suas obras, tem mais chance de vender, correto? Sim, mas também precisa oferecer do jeito certo, além da Obra da Arte precisar ter qualidade e o Artista, talento. Digamos que suas possibilidades aumentam substancialmente.

Então, supomos que você tenha calculado seu IP e que ela seja  de 3%. Significa que precisa de 33 Nãos para ouvir sim. Portanto precisa oferecer muitas vezes suas Obras. E sabe o que é triste? Se você não conhece seu IP, lá pelo décimo Não,desanima e desiste. Não sabe que vai conseguir se insistir, isto é estatístico e dá muito certo!

Fórmulas:

IP – número de tentativas/ número de vendas x100   

Número de Nãos que vai receber = 100/IP

Neste momento que chamamos de Capítulo I do Artista Empreendedor, sugiro que você meça o seu IP. No Capítulo 2, de posse do seu IP medido, aí vamos falar de estratégias de como oferecer sua Obra e com que frequência, de forma que seu IP comece a aumentar até chegar (aos poucos e não de uma vez!) aos 20% de IP.

Queridos, espero que esta matéria tenha ajudado vocês a darem o primeiro passo rumo a melhoras substanciais em sua renda Artística. Vamos mexer nessa rotina empreendedora e começar um comportamento de vendedor consultivo artístico! Isto ajudará e muito a sua carreira profissional.

Boas Artes!

Fontes: EBV  Escola Brasileira de Vendas e Alberto Couto e Associados

 

Anúncios