Li que em Cuiabá abrirão uma escola de princesas para meninas. E fiquei triste, muito mesmo. O que uma menina precisa aprender numa escola de princesas? Que arquétipo é este que ainda precisa ser tão reforçado a ponto de ter-se uma escola para ensinar nossas meninas a serem princesas?

Uma amiga minha que é Artista de Cuiabá, disse muito bem: “princesas, todas as meninas já são”.

A realidade brasileira mostra nossas meninas nas comunidades, nas escolas, nas ruas, trabalhando para pagar a faculdade, algumas sonhando em fazer a faculdade. Elas tem todas as cores e raças. São negras, japonesas, chinesas, coreanas, índias, brancas, ruivas, morenas, mulatas, mestiças entre todas elas. Os biotipos vão desde a mais magrinha até a mais gorda e entre os biotipos temos todas as raças e todas as mestiças. Temos uma infinidade de princesas dos mais diversos níveis culturais e sociais. Então, fiquei me perguntando, escola de que tipo de princesas seria esta? E para que serve? Qual sua utilidade?

Num momento em que a Arte foi tida como disciplina “opcional” e descontinuada de muitas escolas, meu coração se entristeceu com o paradoxo cultural do nosso país. Nossas meninas, todas elas com sua beleza particular, precisam estudar para que tenham poder pessoal e de realização de GRANDES FEITOS. Precisam ter todas seu acesso à faculdade garantido. Precisam ter seu foco direcionado ao que seja útil e não fútil.

Nossas princesas tem sua realeza garantida no berço, que não é nada esplêndido pela própria natureza. Ao contrário, é entranhado de uma ríspida dureza que só quem pertence à esmagadora maioria brasileira pode entender.

Princesas e mães de princesas de nosso país! Por favor, eduquem suas filhas para serem RAINHAS. Rainhas da própria vida em primeira lugar, que tenham auto estima. Que amem seus cabelos e seus corpos, não importa quão magros ou gordos eles sejam. Depois, que sejam Rainhas de uma Profissão que lhes dê orgulho e que de alguma forma, traga benefícios na construção de um país melhor. Que dependam delas mesmas e de mais ninguém, e que saibam escolher seus companheiros, seus amigos e dizer SIM e NÃO.

Se uma delas tornar-se Artista, que alegria para nós! Todas elas serão bem vindas aqui, não importa a profissão que escolham. E se for professora, que seja  a melhor de todas! Quem sabe nos ensine a ser seres humanos melhores, capazes de investir nossos recursos na ajuda ao próximo e na formação de mais Rainhas ao invés de montar uma escola de princesas.

Desejo o melhor para nossas meninas! Elas merecem!

Boas Artes!

Anúncios