(foto de Patrícia Amato)

Amigo Artista, como vai?! No Capítulo I desta saga que nos transforma em Artistas que vendem seus trabalhos, falamos de uma coisa muito importante: Índice de Positividade, o IP. É imprescindível que você meça o seu IP e no capítulo I, te ensinamos a fazer isso. É muito fácil. Se você perdeu, por favor leia. para ler é só clicar aqui. Falamos também que a esmagadora maioria dos artistas está com seu IP entre 0,1 e 5% e que o IP ideal é o de 20%. Ter um IP de 20% significa escutar apenas 5 nãos até ouvir um Sim, ou seja, você oferecerá de forma inteligente sua Arte e a cada 5 tentativas alguém compra de você. Que sonho! Pelo menos para mim. Tem Artistas que conseguem muito mais do que isso, acredite! Eles tem tantas encomendas que precisam recusá-las!

Se você ainda não chegou a este patamar, precisa saber onde está (meça seu IP). Nada como encarar a realidade. Suponha que seu IP seja de 2%. Significa que ouvirá 50 nãos até alguém comprar uma Obra sua ( lá no cap I também ensinamos a fazer esta conta). Então, não desanime!

Agora que você já sabe de sua realidade, há três atitudes a tomar:

  1. Oferecer sua arte e muitas vezes, em vários canais: facebook, instagram, pinterest, linkedin, twiter, galerias, exposições e muitas vezes. Vários dias do ano, várias artes diferentes. Assim, você aumenta o número de tentativas consideravelmente e apressa o seu sim.
  2. Melhorar a qualidade de seu trabalho continuamente  e adequar a oferta ao seu público. Todo artista melhora com o tempo, até o fim da vida. Pinto há dezoito anos e às vezes regrido. Auto crítica é sempre bom. Sobre seu público: não é todo mundo que gosta de arte acadêmica, nem todo mundo que gosta de arte contemporânea. Não dê tiros para todo lado. Quem é o seu público? Como é a casa dele? Onde ele trabalha? Qual a sua faixa etária? Mulheres, homens ou ambos? Ele frequenta que lugares? Onde ele mora? Em que cidades? Quais bairros destas cidades? Se você não sabe. comece a estudar o seu público. E não é simplesmente vc quem define. PESQUISE. É o seu público que gosta das suas obras. São o seus clientes potenciais, que dirão SIM mais facilmente às suas OBRAS. São as pessoas que naturalmente tem mais empatia pelo tipo de trabalho que você desenvolve. Elas existem. O seu trabalho como empreendedor de sua carreira , é achá-las para aumentar o seu IP!
  3. Melhore a forma como oferece o seu trabalho. Frequentemente vejo anúncios de Obras de Arte pelos artistas nas redes sociais assim: “Minha Obra “KLAHHHH” . 80x90cm, óleo sobre tela, acabou de sair do cavalete. Interessados, falar comigo em box” ou então ” Meu mais recente trabalho “JKUTF”, 90×90. acrílica. Fiz com muito carinho. Disponível, interessados, é só falar comigo inbox” . Pode até funcionar, eu mesma já vendi assim. Agora veja este anúncio: “Ele precisava de aconchego ao chegar em sua casa. Tudo o que ele mais queria depois de um dia de trabalho, era estar com sua família, tomar um banho relaxante e jantar aquela comida fumegante. Este sentimento maravilhoso é o que dá vida à Obra KLAHHHH onde a mesa farta aguarda uma família feliz para degustar este jantar. Se você se identifica com este sentimento, saiba que esta obra mede 80×90 cm, é óleo sobre tela e está à disposição. É só entrar em contato comigo inbox. “Percebeu a diferença? É a  mesma Obra KLAHHHH, provavelmente uma natureza morta. Agora veja este: Saudades de uma infância distante. Brincadeiras de amarelinha, queimada, jogos de pula-pula. As quitandas cheias de frutas cheirando a frutas do conde, melancias abertas e as bananas penduradas. Crescemos, tomamos nossos rumos. A criança interior, felizmente existe dentro de nós para nos lembra o quanto vale a pena viver. Viva a Vida! Todos este sentimento de amor pela vida está na OBRA JKUTF, 90x90cm, acrílica, a disposição, para quem se identificar. Percebe a diferença? Provavelmente, trata-se de uma Abstração.

Eu faço as três coisas frequentemente. E confesso que ainda não estou feliz com a número 02, tanto nos canais, que tenho e muito a melhorar, como no meu público alvo que realmente não é tão fácil acertar. Mas estou muito melhor do que estava há um ano atrás. Descobri muitas coisas sobre meu público alvo pesquisando. Anunciei no facebook, fiz testes. Paguei para fazer estes testes. Descobri que eles estão no face entre sexta e domingo, por exemplo. Paguei 10 reais por dia, somando 30 reais mensais, por um ano. Foi bem bom. No linkedin e no twiter meu público é bem diferente, ainda preciso entender melhor, e no pinterest…nem comecei. Mas vendi muito mais no ano que passou.

Espero que tenha ajudado a você Amigo Artista. E que suas vendas aumentem! Agora, mãos a obra!

Boas Artes!

 

 

 

Anúncios