(Foto: Patrícia Amato)

“Seja você mesma”. Meu marido, o André,  me falou esta frase num dia em que eu estava criando uma Obra e não encontrava o caminho que eu buscava. E disse mais: ” às vezes você não imagina que sua ideia possa afetar positivamente alguém. Mas se você se ouvir,  além de fazer bem para você, sua ideia poderá fazer bem para outra pessoa e que compartilhará com outra pessoa e de repente, isto vira uma daquelas coisas tipo efeito borboleta, sabe?!” Sábio maridão!

Falo muito aqui no artenavida, sobre a importância da poética artística – da pesquisa do artista em  passar uma mensagem com sua arte. Fazer isto aliado à beleza plástica e aprimoração técnica,  é o caminho para não passarmos despercebidos. A Arte tem a função de fazer as pessoas refletirem. E de levar beleza. Para fazer isso bem, a poética tem que ter a ver com a história do Artista, com o seu entorno, com o seu coração. Então “seja você mesmo” na hora de criar. E pesquise, pesquise e pesquise.

Qual a mensagem que gostaria de passar com sua Arte? Uma mensagem coletiva. Olhe para o seu meio. O que há ao redor de você? Pessoas abandonadas, excluídas, mentiras, verdades, destruição…política,  jardins, falta de jardins e de praças? O que falta na sua vizinhança? Há tantas perguntas sem resposta. E a Arte não vai respondê-las, mas vai ajudar a você e a outras pessoas a refletir sobre um tema.

Ultimamente, tenho trabalhado com o tema do Meio Ambiente. Vivo no mato e tem tanta falta de consciência ambiental…aqui fica muito mais evidente. Nas cidades fica também, com o lixo nas ruas e a pseudo coleta seletiva que de seletiva ainda está longe, mas aqui…as pessoas simplesmente QUEIMAM o lixo. Colocam fogo. E haja saliva, explicação, conversa…é uma coisa tão difícil e arraigada culturalmente que nem sei por onde começar, às vezes. E claro, isto foi parar na minha arte. É meu dia a dia e tem a ver comigo e com uma causa coletiva.

Portanto, colega Artista, crie. Seja você mesmo. Coisas bonitas vendem, mas se acompanhadas de uma mensagem farão um bem enorme a você e a mais pessoas e valorizarão o seu trabalho. E você será um Artista diferente, além de uma pessoa melhor.

Seja você mesmo. Todos temos algo de importante para passar. Desejo do fundo do meu coração que você tenha sucesso! Boas Artes!

 

 

 

Anúncios