(Foto de Patrícia Amato)

Não sou uma autoridade em Artes, nem pretendo ser. Mas gostaria de dividir com vocês, meu olhar sobre Mitos e Verdades sobre Arte. Ressalto que o que escrevi aqui, não é uma “verdade gravada em pedra”, quem sou eu para isso? Mas sim, apenas um registro de minhas opiniões baseadas em pesquisas que faço durante meus mais de 19 anos de pintura e de arte na prática, além de quase 30 (sim, estou envelhecendo) de estudo de vida e obra de artistas. Fiquem a vontade para concordar ou discordar, debater e acrescentar itens a esta minha lista de Mitos e Verdades sobre Arte, ok?! Vamos lá!

  1. Na Arte contemporânea, pode tudo.

Mito. Pode-se ter liberdade total criativa. A Arte contemporânea se caracteriza principalmente pela liberdade de atuação do artista, que não tem mais compromissos institucionais que o limitem.  Os artistas nunca tiveram tanta liberdade criadora, tão variados recursos materiais em suas mãos. As possibilidades e os caminhos são múltiplos, as inquietações mais profundas, o que permite à Arte Contemporânea ampliar seu espectro de atuação, pois ela não trabalha apenas com objetos concretos, mas principalmente com conceitos e atitudes. A ideia passa a ser tão ou mais importante do que a Obra. Mas essa coisa de que pode tudo não é verdadeira já que a Arte precisa ter caráter conceitual para ser considerada. Em outras palavras, não é qualquer figuração sem sentido que é considerada Arte Contemporânea.

2. Os Artistas estão abusando do conceito de Arte Contemporânea para fazer qualquer coisa.

Verdade – quando vejo artistas colocando um par de óculos no canto de uma sala e dizendo que isto é arte…dá vontade de chorar. Artistas colocando garrafas de champagne vazias e bitucas de cigarro num chão de uma sala e dizendo que isto é uma instalação, presumo que é um insulto ao conceito de arte contemporânea e que ele talvez seja falho.

3. O Conceito de “Arte Contemporânea” está ultrapassado.

Verdade – Arte contemporânea derivou dos movimentos dadaístas e do pós guerra. Valorizou o conceito, a ideia e a vivência do Artista. A partir daí, os “ismos”e a vanguarda deixaram de ter sentido, pois tudo passou a ser aceito como Arte. Mas estamos no século XXI, e as guerras hoje são outras. Violência urbana, guerras frias de vários tipos (religiosas, políticas, abusos de poder, escravidão sexual), meio ambiente que pede mudanças de hábitos, doenças novas que assolam o planeta, a globalização, a tecnologia, a arte digital. Artistas abusando do conceito de arte contemporânea e fazendo qualquer coisa. Hora de rever este conceito, não acham?

4. Os Salões de Arte normalmente acertam

Mito – alguns salões acertam, outros não. Mas convenhamos, é impossível acertar sempre, pois o juri por mais conceituado que seja, é composto de seres humanos. O ser humano é passível de erros. Eu diria que os Salões de Arte normalmente minimizam falhas na escolha de selecionados e premiados, eles se esforçam e muito. Mas, seria desumano exigirmos e esperarmos que fossem infalíveis. Ainda assim, constituem uma forma gratuita (na maior parte das vezes) de expormos nossas Artes e de conseguirmos uma avaliação de nosso trabalho. Por isso eu valorizo e muito os Salões de Arte.

5. Artista não sabe vender

Mito. Há pessoas que sabem vender e outras que não sabem. Independente se são artistas, consultores de empresas, diretores, manicures, atores ou donos de casas. Tino comercial é uma coisa que algumas pessoas tem e outras não. Mas técnicas de vendas, TODOS podem aprender. É só querer. Há cursos para isso e aqui mesmo no blog, há dicas gratuitas em vários artigos sobre vendas. Além disso, conheço muitos artistas que são EXCELENTES vendedores. Então, sacuda-se. Este argumento de que artista não sabe vender, é muito usado pelos profissionais que querem vender sua arte, desde que você pague para eles. E caro. Sem garantia nenhuma de que venderão para você. Não parece ser uma boa coisa, não é?!

Queridos colegas, esta pequena lista poderia ser mais longa. Quem sabe eu continue em outro artigo, se vocês quiserem. E fiquem a vontade para comentar e adicionar seus próprios Mitos e Verdades. Boas Artes!

 

 

 

 

Anúncios